Legenda
Verde Praticamente sempre útil ou quando é útil compensa bastante.
Bege Dependente de alguma situação ou alguma outra escolha, pode não ser um benefício por si só.
Vermelho Uso muito específico, corre o risco de nunca ter utilidade pra você ou é objetivamente uma escolha muito ruim.
Livro Básico
Ancestralidade Adotada Pre-req: Nível 1 - O grande ponto positivo é a expansão de possibilidade de combinações. Ter acesso à talentos de mais de uma ancestralidade possibilita o uso de criatividade além de potencialmente amenizar alguma fraqueza do seu personagem. Exige alguma experiência no jogo para escolher algo que realmente vá agregar.
Bloqueio com Escudo Pre-req: Nível 1 - Pode ser uma excelente opção para aumentar sua durabilidade! Só não é uma escolha verde porque muitos pontos precisam ser considerados. Alguns deles são: Você tem força o suficiente para andar por aí com o escudo? Você já não tem algum uso parecido para a sua reação? Tem alguém no grupo capaz de consertar seu escudo? Você pretende continuar investindo sua peças de ouro em escudos melhores?
Cavalgar Pre-req: Nível 1 - Se você pretende combater montado provavelmente vai investir em talentos de classe pra ter acesso à um companheiro animal. Combater montado em um animal que não seja conquistado através de talentos de classe não é uma boa opção, a durabilidade deles tendem a ser reduzida! Ainda por cima, se o animal não for treinado para o combate terá uma outra série de agravantes (eles ficam amedrontados e saem correndo quando são atacados!).
Controlar a Respiração Pre-req: Nível 1 - Até pode salvar a sua vida mas é extremamente circunstancial. A não ser que na sua campanha seja muito comum precisar prender a respiração, essa está longe de ser uma boa escolha.
Duro de Matar Pre-req: Nível 1 - Considero até melhor que vitalidade! É consideravelmente fácil chegar a morrendo 4 quando você é aquele jogador azarento! Basta que você receba um golpe crítico quando for levado a zero pontos de vida (entrando direto, pelo menos, no estado de morrendo 2) e em seguida rolar uma falha crítica no seu teste de salvamento. Pronto, chegou a morrendo 4 e seu personagem já era.
Iniciativa Incrível Pre-req: Nível 1 - Excelente escolha principalmente para conjuradores de magia em área. Conseguir agir primeiro antes que os grupos se enfrentem é perfeito pra mandar aquela bola de fogo nos inimigos. Apenas observe que o bônus desse talento é de circunstância e algumas classes já recebem de outra fonte como o Guerreiro no nível 7 intendente do campo de batalha
Passo Aprumado Pre-req: Nível 1 + destreza 14 - Não poder dar um passo pode ser um baita problema mas não poder dar um passo por estar em terreno difícil mas parece uma situação muito específica.
Perspicácia Astuta Pre-req: Nível 1 - Eu diria que esse talento é um bom exemplo de onde se usar a atividade de retreino. Ele tem seu potencial mas apenas em momentos específicos do jogo, normalmente ele vai ser redundante com a progressão da sua classe em algum nível antes do 17. Então pode ser uma boa escolha no começo, quando não for mais necessário retreinar por outra coisa e se o jogo for até o nível 17 avaliar se não é uma boa opção pegar ele novamente.
Proficiência com Armaduras Pre-req: Nível 1 - Tem sua utilidade mas acompanha o problema de que a proficiência não aumenta! Logo, mesmo que você seja um frágil mago, a sua proficiência sem armadura vai evoluir fazer com que sua CA seja maior sem armadura nenhuma mesmo possuindo esse talento. Uma boa escolha para os níveis iniciais mas se torna obsoleta em algum nível.
Proficiência com Armas Pre-req: Nível 1 - Além de sofrer do mesmo problema do talento 'Proficiência com Armaduras' da proficiência não evoluir, dificilmente você fará bom uso dessa arma que você conseguiu acesso com esse talento. Porém, pode ter sua utilidade quando algo que você queira escolher tenha dependência de apenas treinado em uma classe de armas.
Recuperação Rápida Pre-req: Nível 1 + constituição 14 - Não é uma má escolha, se livrar dessas aflições mais rapidamente pode facilitar a sua vida. Apenas acho que existem escolhas muito melhores do que essa.
Veloz Pre-req: Nível 1 - Um pouco mais de movimento é sempre útil até porque algumas outras ações interagem diretamente com a sua velocidade como a ação saltar.
Vitalidade Pre-req: Nível 1 - Provavelmente a escolha mais sólida de todas. PV extra é sempre útil além de reduzir a CD dos testes para estabilizar. Algumas ancestralidades possuem talentos com sinergia com esse. Os anões e orcs são alguns deles.
Exemplar Ancestral Pre-req: Nível 1 - Talentos de ancestralidade tendem a ser melhores que talentos gerais e só por isso já é uma ótima escolha. Porém, algumas ancestralidades possuem talentos acima da média! Humanos, gnomos, orc e hobgoblins são alguns dos que eu colocaria nessa lista.
Improvisação Destreinada Pre-req: Nível 3 - Pode parecer uma boa escolha mas está mais próximo de uma armadilha! Metade do nível na proficiência é piada e após o 7 igual ao nível pode melhorar mas as CDs dos desafios tendem a exigir bônus mais altos! Dificilmente essa escolha lhe trará algum benefício real.
Procura Acelerada Pre-req: Nível 7 - Procurar já é uma ação, no modo de combate esse talento simplesmente não tem efeito. No modo exploração a maioria das outras atividades exigem se mover na metade da velocidade então de qualquer forma algum membro do seu grupo ficaria para trás.
Investidura Incrível Pre-req: Nível 11 + carisma 16 - Sejamos sinceros: quando foi que você precisou investir mais de 10 itens no jogo?
Guia Avançado do Jogador
Gerente de Trabalhadores Pre-req: Nível 3 + carisma 14 - Se for um trabalhador treinado o bônus dele passa de +4 para +6 na atividade dele. Isso vale um talento?
Manter o Ritmo Pre-req: Nível 3 + constituição 14 - Precisar forçar movimento é algo raro e mesmo que não fosse o benefício é muito pouco pra justificar a escolha.
Planejador Presciente Pre-req: Nível 3 - Pra quem é criativo o bastante essa escolha no mínimo possibilitará alguns momentos bem divertidos. Tirar da cartola aquele recurso que você precisa exatamente 'do nada' pode gerar uma reviravolta interessante. Apenas fique atento que a lista é limitada à equipamentos de aventureiro.
Procura Minuciosa Pre-req: Nível 3 + especialista em percepção - Se há o tempo disponível para procurar algo é muito provável que esse tempo não seja limitado. Se esse for o caso, é basicamente um bônus de +2 garantido na rolagem.
Rastejo Veloz Pre-req: Nível 3 + destreza 16 + Talento geral: Veloz - Se esse talento permitisse dar uma passo enquanto rasteja ele seria uma maravilha! Mas não é, o benefício que ele traz é praticamente inútil
Reparo Improvisado Pre-req: Nível 3 - Se seu item quebrou guarde ele... Correr o risco de destruir ele permanentemente pra poder usá-lo em condição precária não é algo que valha a pena gastar um talento e três ações.
Seguidor Entusiástico Pre-req: Nível 3 - Na prática é uma bônus de +1 na atividade de seguir o especialista.
Consumível Presciente Pre-req: Nível 7 + Talento geral: Planejador Presciente - Um upgrade direto do talento que é pré-requisito mas aqui os benefícios tendem a ser mais sólidos. O problema é que você ainda precisa de 1 minuto para 'encontrar o item na bolsa'.
Super Degustador Pre-req: Nível 7 - Se a sua mesa estiver em uma campanha no estilo 'Game of Thrones' ele pode até ter utilidade.
Batedor Incrível Pre-req: Nível 11 - Se você tem o hábito de usar a atividade de patrulhar durante a exploração esse talento provê um benefício sólido para todo o grupo.
Líder de Caravana Pre-req: Nível 11+ Constituição 18 +Manter o Ritmo - TALVEZ se esse fosse o benefício do talento 'Manter o Ritmo' ele valeria a pena.
Um Lar em Cada Porto Pre-req: Nível 11- Parece interessante até você consultar o preço de uma estadia em uma taverna. A economia que ele te provê (ainda mais no nível 11) é irrelevante.
Percepção Verdadeira Pre-req: Nível 19 + Lendário em Percepção - Os requisitos são altos mas os benefícios também. Você basicamente está sob o efeito de visão verdadeira permanentemente.
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