top of page

Ranqueando os Arquétipos de Multiclasse

Foto do escritor: Pedro RochaPedro Rocha

Atualizado: 21 de set. de 2022


Para muitos a regra de arquétipo livre deixou de ser alternativa e já se tornou parte obrigatória do jogo. Para aqueles que gostam da customização e do esquema de talentos do jogo, não só traz mais personalização como também te permite construir um personagem mais versátil e poderoso alterando pouco o balanceamento do jogo. Mas como nem tudo é perfeito, alguns arquétipos acabam oferecendo bem mais do que outros. Nessa publicação, vou avaliar os arquétipos de classe, categorizando-os do melhor para o pior nos quesitos poder e utilidade.









Ranque S - Oferece algum recurso muito forte da classe com pouco investimento


Psíquico - Além de ser mais fácil de conseguir pois possui a opção de usar Inteligência ou Carisma como pré-requisito, o talento de dedicação da classe Psíquico oferece de cara um truque: um ponto de foco e uma magia de foco (conjurar um truque com Amp é efetivamente uma nova magia custando um ponto de foco). Ademais, no nível 6 você consegue acesso ao truque psíquico exclusivo da sua Conscious Mind. Alguns exemplos de como esse arquétipo pode ser muito útil: Magus e Ladino trapaceiro arcano: - Oferece um arquétipo com mesmo atributo da classe. - Imaginary Weapon oferece ao Magus a magia com maior dano do jogo e ainda por cima pode acertar dois alvos caso o Magus selecione o talento de nível 8 ARREBATAR COM MAGIA.

- Produzir chamas e Raio de Gelo oferecem um bom dano e bastante versatilidade. Além dos bons alcances e versatilidade no tipo de dano, você terá respingo de fogo e PVs temporários com raio de gelo.

Qualquer classe na função de suporte:

- Escudo oferece uma proteção absurda. Além de conseguir conjurar o escudo nos seus aliados, você vai conseguir absorver muito mais dano do que no escudo padrão. - Orientação oferece a garantia de transformar um erro em um acerto como uma reação. É um recurso que nunca será desperdiçado.

Qualquer classe que tenha ações sobrando: - Glimpse Weakness oferece dano extra puro e simples ao custo de uma ação. Qualquer classe que queira mobilidade: Warp Step quando elevado ao 4º nível de magia é praticamente uma porta dimensional por um pontinho de foco. Ainda existem várias outras ótimas opções mas, se eu continuar, se tornaria um texto exclusivo para o psíquico.


Campeão - O mais difícil dessa classe e o porquê ela, pra mim, não é a melhor são os requisitos de atributo. Se isso fosse ignorado, este seria o melhor arquétipo do jogo. Tirando isso, de cara você tem acesso à armadura pesada. Não importa a sua proficiência atual.

Em seguida temos uma série de benefícios que, caso os atributos tenham sido cumpridos, são úteis para praticamente qualquer classe.

Uma cura com ponto de foco de uma ação. A MELHOR REAÇÂO DO JOGO no nível 6. A Reação do Campeão (independente de qual) é a melhor do jogo, é extremamente útil até mesmo pra quem já costuma ter uso pra reações como o Guerreiro.

Aliado divino garante ótimas opções como uma runa grátis na arma (não esqueça a especialização de crítico da arma!) ou um escudo melhorado. Aura contra medo, reação que garante bônus no salvamento, pontos de vida extra para cada talento do arquétipo e até a evolução na proficiência de armadura. São muitos benefícios que podem ser escolhidos logo nos primeiros níveis de personagem.


Ladino - Acesso à armadura leve pode ajudar os conjuradores nos primeiros níveis (até o 12 pra ser mais preciso). Oferece múltiplos incrementos de perícia que é útil pra qualquer personagem além de vários talentos que também são úteis para a maioria como Mobilidade, Atacante furtivo e melhoria no salvamento de reflexo.


Ranque A - Oferece bons recursos da classes ou é útil para muitas situações


Feiticeiro - Acesso a qualquer uma das listas de magia e acesso rápido a magia de foco da linhagem no nível 4.


Bardo - Oferece apenas uma lista de magia mas no nível 8 dá acesso a Inspirar Coragem que é uma das melhores (se não a melhor) magias de uma ação. E é um truque, sem custos...


Druida - A lista primal é uma boa lista. Além disso as magias de foco do Druida são poderosíssimas e os talentos de classe tem utilidade geral (como resistência à dano de veneno, por exemplo). Somado a isso tudo, o atributo chave da classe é Sabedoria, um dos melhores do jogo.


Ranque B - Oferece bons recursos mas poucas classes se beneficiam


Alquimista - Em alguns níveis você será tão eficiente quanto o próprio alquimista. É uma excelente fonte de danos alternativos, elixires de cura ou qualquer mutagênico (Juggernaut é o mais óbvio mas a lista é grande). Eu acho que, pra um arquétipo, oferece muitos reagentes infundidos.


Investigador - As opções são bem restritas, considero um arquétipo mais de estilo do que de função mecânica. NO ENTANTO, a habilidade de fornecer um Golpe Certo todo turno é fortíssima para certas combinações (Como para o Magus ou até mesmo para um Alquimista). Agradecimentos ao Cão e Samir Sardinha pela contribuição.


Clérigo - É uma boa lista de magia pra caso você não queira depender de salvamentos e ataques de magia. Oferece alguns poucos bons talentos de classe (Muitos dependem de fonte curativa o que limita muito o arquétipo) mas considero que o ouro da classe está nas magias de foco. A gama de opções é absurda. Só precisa consultar os domínios da sua divindade.


Mago - Excelente lista de magia, boas magias de foco e talentos metamágicos que possuem sua utilidade.


Bruxo - Assim como o feiticeiro possibilita o acesso a qualquer lista de magias. Além disso, te dá um familiar de cara que mesmo que você não queira investir nele, pode ser uma fonte de recursos extra. Para o alquimista é uma das melhores opções no nível 2. Um familiar pra oferecer regentes extras e um truque mágico que vai usar inteligência pra te ajudar a economizar recursos.


Espadachim - Não sou fã da classe mas considero que o arquétipo oferece diversos recursos que normalmente não te custam ações. Seja marcial ou não, existem várias opções. Uma reação que te dá +2 em qualquer salvamento? Fortíssimo! Usar a ação Ajudar com diplomacia? Bônus de movimento e opções de finalização que não custam ações exta também são chamativos.


Guerreiro - Tem utilidade apenas pra outras classes marciais (ou que desejam Golpear). Te oferece muitas opções pra bater diferente. Ataque de oportunidade e alcance extra são uma delas.


Monge - Para aqueles que buscam opções de combate desarmado esse é o caminho. No nível 10 você consegue acesso a Rajada de Golpes e pode te possibilitar mudar completamente o seu jogo.


Bárbaro - Os talentos de classes do bárbaro são sofríveis, o benefício maior do arquétipo é a fúria que pode ser útil mas mesmo sendo útil ainda tem o custo da penalidade na CA. O real benefício está nos benefícios de instinto. Das classes que não são impedidas de utilizar suas habilidades pela fúria, várias terão evoluções diretas no dano.


Ranque C - Oferece poucos recursos ou exige muito investimento e poucas classes se beneficiam


Oráculo - Limitado à lista divina e com o efeito de maldição comendo solto. Algumas das magias de foco são bem interessantes. Pode ser uma opção para um clérigo que focou em carisma no lugar de sabedoria. A não ser que você queira muito uma das magias de foco do Oráculo, o arquétipo de feiticeiro de uma linhagem divina é simplesmente melhor.


Taumaturgo - Para classes que executam vários golpes em um turno podem se beneficiar do +2 de dano. Alguns implementos também podem ser úteis para algumas classes específicas (como o espelho para o ladino, por exemplo). Alguns talentos são bons para qualquer pessoa, como o de utilizar qualquer pergaminho ou o de utilizar um item por uma vez extra.


Magus - Em todo o arquétipo existem duas coisas interessantes (spellstrike e magia de foco do estudo híbrido) e ambas são muito situacionais. Spellstrike mesmo com a limitação do arquétipo tem seu valor, o problema é que fica difícil encaixar em alguma classe. Campeão possui algumas magias de foco interessantes (além dos domínios) que podem ter seu valor. As magias de estudo híbrido também tem seu valor, mesmo não recarregando o Spellstrike.


Patrulheiro - Eu sinto que os talentos do Patrulheiro tendem a ter uma sinergia natural com sua "Excelência de Caçador" e por isso eles acabam não sendo tão bons sozinhos. Porém, assim como todos os arquétipos, tem sua utilidade. No geral, são bons talentos para economia de ações tanto para combatentes de longo alcance quanto para de duas armas.


Inventor - Maioria dos talentos dependem do CD de classe e esse nunca passará de treinado. O talento de Modificação Básica pode permitir algumas combinações interessantes principalmente nas armas.


Ranque D - Quase não oferece benefício real


Pistoleiro - Os talentos de classe não são muito animadores e nem as habilidades exclusivas...


Convocador - Até tem sua utilidade, visto que o Eidolon acaba alcançando bons atributos. Pode ser uma opção de ataque de longo alcance (ou corpo a corpo se você for corajoso) se sua classe não for marcial.

580 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2 Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Pedro Rocha.

bottom of page