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Novidades FoundryVTT v12

Foto do escritor: Pedro RochaPedro Rocha

Foram demonstradas algumas das novidades do foundry v12. Assisti a quase três horas de vídeo e separei o que tem de interessante!


Regiões delimitadas dentro de uma cena

Essas regiões poderão ser utilizadas para ativar gatilhos, criar terreno difícil, ocultar efeitos de clima, ocultar/revelar tokens e gatilhos em geral.



Hover Fading Colocando o ponteiro do mouse sobre um tile do tipo telhado o fará ficar translúcido para que seja possível ver o que há abaixo dele.


Elevação de área de efeito e desenhos; àreas medidas e desenhos poderão ser elevados como os tokens. (Elevação de paredes não estará nessa versão.)



Empilhamento de tokens Esse recurso já existe pra quem joga PF2e (tecla Z) mas agora será parte do sistema base. Com uma tecla será possível alterar entre os tokens que ocupam o mesmo espaço além de ser possível fazer essa mesma mudança com um novo botão de opção no token.



Opções de manipulação de imagem de token

Várias novas opções de preenchimento de imagem do token em relação às bordas do quadrado que o contém além do seu posicionamento. Nas imagens abaixo é possível ver que a parte humana do centauro foi deslocada para o centro da área do token.




Delimitação de luz por telhado

Uma fonte de luz não iluminará o que está abaixo de um telhado caso ela esteja acima.



Controle de cor da cena

Sendo possível controlar completamente a coloração da cena não será mais necessário versões de mapa dia/noite, será possível emular facilmente um plano etéreo ou das sombras.



Opções de áudio Será possível aplicar algumas opções aos áudios internos. No exemplo, Atropos aplica um efeito de reverb em um áudio e aplica um efeito de abafado para que quando o áudio seja escutado através de uma parede cause a devida impressão. Além disso agora é possível configurar efeito de áudio para portas abrindo e fechando e o som será delimitado por alcance e parede.



Grid 2.0

Melhoramento/correção no funcionamento dos grids baseados em hexágonos.


Alternativas para aparência da linha no grid. Tracejados e pontos no lugar de linhas e espessura deste elemento.



Opções de diagonal: Equidistante (5e), realista e alternada (pf2e).



Coloração e formato do grid poderá se adatpar (essa coloração não é estática, o tom de preto e branco se movem pela tela). Atropos fala das possibilidades sobre isso como uma parte afetada por fogo ter o grid com cor alterada. Eu pensei imediatamente na marcação para terreno difícil...



Token lock

Será possível 'pausar' um único token sem a necessidade de pausar toda a cena.


 

Segue um destaque de uma parte da demonstração que chamou muita atenção:




Houveram algumas observações extras sobre questões técnicas que não julguei interessante o suficiente destacar.


O vídeo completo pode ser conferido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Y-i-SqSJTC0

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