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Armas de fogo estão fracas?

Foto do escritor: Pedro RochaPedro Rocha

Com o lançamento de Guns & Gears tivemos acesso finalmente às armas de fogo. Algumas possuem novos traços, algumas são mágicas, algumas causam dano em área... São muitas novidades! Porém, há uma característica entre elas que é comum. É o traço Fatal.

Esse traço faz com que o dado de dano da arma seja reduzido mas em compensação o dano do acerto crítico seja bastante elevado.

Então, será que vale a pena usar uma arma que só tem um bom dano no crítico? Fiz alguns cálculos não muito complexos mas que nos ajuda a ter uma noção.

Considerei três tipos de alvos diferentes. No primeiro (fácil) o atacante precisa de pelo menos um 7 no dado para acertar o primeiro ataque. No segundo (médio) precisa de pelo menos um 9 e no último (difícil) precisa de 11 no dado. Cheguei nesses números utilizando o padrão de acerto de +7 pro ataque (no primeiro nível) comparando com a CA dos monstros por nível .

Em seguida, escolhi duas armas muito parecidas. A Besta e a Fire Lance. Ambas Simples, exigem duas mãos para usar e uma ação para carregar.

Com essas informações calculei o dano médio delas de dois ataques (o segundo com a penalidade de -5) contra os alvos determinados e fiz uma média chegando ao seguinte resultado:

A arma de fogo perde APENAS quando o crítico só é possível rolando 20 no dado. Quando o crítico é possível rolando 19 no dado no primeiro ataque o dano médio da arma de fogo já supera o da Besta.

É interessante ressaltar que quando o alvo é muito difícil de acertar o Fatal também se torna muito mais relevante já que dentro da pouca chance que você terá de acertar, uma boa parte delas será um 20. Exemplo: se o inimigo possui uma CA tão elevada que você só acerta ele se tirar um 19 no dado, uma arma com Fatal brilha nesse caso, pois 50% dos resultados que causarão dano serão críticos. E crítico é tudo que uma arma que possui fatal precisa.

Então em níveis mais baixos, praticamente SEMPRE valerá a pena usar uma arma com Fatal. Se você for um guerreiro ou um gunslinger então, vale ainda mais a pena, visto que seu bônus de acerto é maior que o da média. Outra coisa importante é que, para armas com traço fatal, bônus de acerto e penalidades na CA do inimigo são ainda mais valiosos do que o normal já que aumentam sua chance de crítico.

Mas em níveis mais altos, como fica? É importante saber pois quanto mais dados de dano a arma passa a ter, menos relevante o dado de dano extra do Fatal passa a ser. Pra facilitar a vida, Repliquei o teste apenas alterando o dano das armas como se possuíssem runas impactante superior (ou 4 dados de dano da arma). Nesse caso o cenário muda:

Em níveis mais altos o traço Fatal começa a perder o poder. Apesar de já imaginar, não sabia que chegava a ficar mais fraco do que um dano padrão em todos os casos.


No fim, acredito que seja mais questão de gosto. A Paizo fez um excelente trabalho de balanceamento do jogo e não foi diferente com as armas de fogo. Para mais conteúdo como esse (bem melhor que esse, na verdade) , sugiro o canal do youtube do Crunch McDabbles! https://youtu.be/YvSrUmBbmlc





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